sábado, 14 de março de 2020

FANT, A ORIGEM

Como ja dito na postagem anterior, Cuca Fant e Urso Verde foram baseados em nossos brinquedos. Hoje vou falar um pouco de Fant.
Ao contrario dos outros (Cuca e Urso Verde), Fant não foi comprada em uma loja-nem mesmo foi dado de presente.
Fant foi catada!!!!
cruzes! até eu fiquei com medo dessa seção de monstruario!

Como assim "catada"? Por acaso isso quer dizer "ROUBO"? 
TERIA SIDO FANT ALGUM FRUTO DE UMA DELIQUENCIA INFANTIL POR PARTE DE LATÃO????

A resposta é um sonoro:
NÃO!

"Oras! Então Fant foi catada do.....LIXO? Fant foi em sua origem um brinquedo rejeitado????"

A resposta é:
Mais ou menos.

Não literalmente do lixo que eu a catei.
Mas foi da lama da represa, enquanto eu ajudava (ou simplesmente atrapalhava) minha mãe e minha vó a catar lenha- cozinhavamos o feijão num fogão de tijolo por que era "mais em conta"! Alem disso havia combustivel a rodo e gratis antes da completa favelização da região.
Foi em 1994 (eu sei o ano por que eu lembro que eu ainda estava no pré).
Naqueles tempos a represa era bem diferente do que é agora.
Hoje em dia a represa só tem garrafa Pet e esgoto. Em 1994 tinha garrafa Pet, esgoto e brinquedo!!
Tinha muito, muito, mas muito brinquedo no esgoto da represa! Parecia até que alguma fabrica de brinquedos desovava todos seus produtos com defeitos ali, o que para mim e meus irmãos era uma verdadeira delúria! ir para a represa era como ir numa loja de brinquedo- só que tudo 100% free! Talvez ainda hoje se alguem escavar a represa encontre rastros de brinquedos daquela época (pensando bem essa idéia me deu um certo calos frios)


MAS VOLTANDO A FALAR DE FANT

Eu a catei da lama.
Na verdade eu nem tinha notado Fant- foi minha mãe que viu e disse pra mim pegar.
No começo eu não dei a mínima pra ela- era só mais um boneco no meio de muitos. Tanto que a príncipio quem brincava com ela era outro mano- e Fant se chamava "João Bolão" (era homem)- e fazia parte de um "time de futebol" de bonecos aleatórios. Acho que o time era da própria CBF (o ano era 1994- o 7 a 1 nem passava na cabeça dos pirralhos naqueles tempo.Alias, na de ninguem).
Talvez eu só tenha começado a brincar mais tarde com Fant por pura comodidade- ela se encaixava como uma luva no meu ríquissimo dormitório
dormitório genérico de cores sortidas da época. Tambem ja tive uma versão rosa.
vendiam até nos catalogos de revistas de maquiagem

No começo Fant não tinha uma identidade exata- eu brincava que aquele elefante era literalmente eu. Só mais adiante é que comecei a tratar a Fant como um personagem a parte- e eu a chamava no começo de "Elefantinha".
Acho que foi meu irmão mais velho que começou a trata-la por "Fant"e com o tempo acabou pegando.
Fant tambem perdeu uma orelha ao longo dos anos (talvez por que o brinquedo era de um plastico extremamente vagabundo) mas felizmente antes que apodrecesse todo o resto, meu mano a recheou de massa epóxi e Fant ainda hoje existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário